Jornada LEAN

O sucesso da nossa Jornada Lean tem como foco principal a implantação de uma cultura de alta performance consistente, com a contínua busca pela melhoria e aprendizado. Criamos, assim, experiências para promover a mudança de comportamento e a geração de uma real transformação. E isso envolve toda a nossa estrutura hierárquica. | Sandro Bar­rach - CFO

His­tó­rico da Jor­nada Lean na RIP

O pen­sa­mento Lean tem como prin­cipal ob­je­tivo criar ainda mais valor para nossos cli­entes, com menos re­cursos, através da oti­mi­zação de pro­cessos e aper­fei­ço­a­mento con­tínuo. Uma em­presa Lean busca me­lhorar con­ti­nu­a­mente seus pro­cessos, vi­sando a ex­ce­lência e alta per­for­mance. Com este pro­pó­sito, a Jor­nada Lean da RIP teve seu início em 2014. Como pri­meiro passo, foram de­sen­vol­vidos pro­jetos-pi­loto em di­versos con­tratos em todo o Brasil, para que se pu­desse ob­servar, na prá­tica, o po­ten­cial au­mento na efi­ci­ência dos pro­cessos. Sete pro­jetos-pi­loto de­pois, ficou claro que o Lean seria a di­reção que to­ma­ríamos rumo a um fu­turo pro­missor e cheio de de­sa­fios.

De 2015 em di­ante, a Jor­nada Lean foi es­ten­dida para todas as fi­liais da em­presa, abran­gendo nossos prin­ci­pais con­tratos. Desde então, a cada dia que passa, temos a cer­teza de que o Lean está evo­luindo. Não só para nossos cli­entes, mas para nós também. A RIP tornou-se re­co­nhe­cida por ser pi­o­neira na im­ple­men­tação da Jor­nada Lean, mos­trando que ela é muito mais que uma me­lhoria de pro­cessos, é um modo de pensar e agir.

Workshop Lean Vale SLZ (13)
01. Equipe com suporte em campo (2)
DSC05934-1-KAEFER-HOLLAND-729.800

Foco nos nossos cli­entes

Pa­rece óbvio quando di­zemos que o des­per­dício é ini­migo da efi­ci­ência. Mas quanto mais ob­ser­vamos as pos­si­bi­li­dades de eli­miná-lo, no­tamos as inú­meras pos­si­bi­li­dades e de­sa­fios que estão pau­tados nesse as­sunto. Pen­sa­mento Lean é exa­ta­mente isso: iden­ti­ficar onde há des­per­dício e en­con­trar ma­neiras de fazer mais, com menos – sempre com o ob­je­tivo de atingir a ex­ce­lência.

A ideia é sim­ples: des­per­diçar menos tempo, menos es­forço e menos ma­te­riais.

Isso per­mite al­cançar ní­veis mais altos de saúde, se­gu­rança e efi­ci­ência, além de re­sul­tados sa­tis­fa­tó­rios mais rá­pidos. Com este foco, nós en­tre­gamos cada vez mais valor para nossos cli­entes, através de ser­viços de alta qua­li­dade.

Quando se fala em Lean, se fala em quebra de pa­ra­digmas. Por isso, nossos co­la­bo­ra­dores são ca­pa­ci­tados a pensar e agir de forma di­fe­rente, de acordo com os 7 pontos de apli­cação do Lean:

  1. Desafie crenças convencionais – sem de­safio não ha­verá pro­gresso
  2. Experimente – ex­pe­ri­mente ou você nunca vai saber!
  3. Tolerância para o fracasso – Me­lhoria re­quer pa­ci­ência.
  4. Confiança – me­lho­rias não podem re­sultar em perdas no tra­balho.
  5. Trabalho em equipe – oti­mi­zação total e não oti­mi­zação local (in­di­vi­dual).
  6. Flexibilidade – es­tru­turas rí­gidas / po­lí­ticas li­mi­tarão o pro­gresso.
  7. Disciplina – Manter os pa­drões.

Pro­grama de De­sen­vol­vi­mento Lean para Ges­tores

A RIP tem a con­vicção de que as pes­soas são a parte mais im­por­tante da em­presa. São elas que re­pre­sentam a RIP pe­rante os cli­entes. São os co­la­bo­ra­dores que fazem o di­fe­ren­cial de uma em­presa hoje em dia, pois é através de pes­soas qua­li­fi­cadas que uma em­presa se mantém firme para atuar num mer­cado de­ma­si­a­da­mente com­pe­ti­tivo. Por isso, em 2016, foi lan­çado o Pro­grama de De­sen­vol­vi­mento Lean para Ges­tores, que ofe­rece para nossos co­la­bo­ra­dores as fer­ra­mentas e a me­to­do­logia ne­ces­sária para que eles se tornem mul­ti­pli­ca­dores Lean. Além de re­a­lizar me­lho­rias de pro­cesso, esses ges­tores atuam como “co­a­ches” para seus li­de­rados. Isso é al­can­çado por meio dos apren­di­zados sobre os prin­cí­pios Lean e as me­to­do­lo­gias, assim como de ex­pe­ri­ên­cias prá­ticas de apli­cação das fer­ra­mentas.

E isso é um dos mo­tivos que nos torna di­fe­rentes ao apli­carmos o Lean, na me­dida que temos cor­rendo em nossas veias a busca con­tínua pelo Zero De­feito e pela Ex­ce­lência Ope­ra­ci­onal. Esse é o nosso jeito de ser Lean!